terça-feira, 22 de agosto de 2017

Oração para pedir de Deus a luz do entendimento

  Aleteia Brasil | Ago 21, 2017
Public Domain
"Fazei brilhar a vossa luz em meu coração e dissipai todas as trevas que o escurecem"

Iluminai-me interiormente, ó bom Jesus!

Fazei brilhar a vossa luz em meu coração e dissipai todas as trevas que o escurecem.

–– ADVERTISEMENT ––

Refreai as divagações do meu espírito e quebrantai as tentações violentas que me combatem.

Pelejai fortemente por mim e afugentai essas feras péssimas, estes apetites que nos lisonjeiam para perder-nos, a fim de que a minha alma consiga a paz pelo vosso esforço e venha a ser um templo puro, onde se entoam à vossa glória perenes louvores.

Mandai aos ventos e às tempestades; dizei ao mar: “Sossega-te; ao vento: não sopres; e haverá grande bonança” (Mc 4,39).

Enviai a vossa luz e a vossa verdade para que resplandeçam em minha alma, porque sou terra estéril e tenebrosa até que Vós me alumieis.

Derramai sobre mim as graças do céu; regai o meu coração com o orvalho celestial; chovam sobre esta terra árida as fecundas águas da piedade, para que produza frutos bons e saudáveis.

Levantai-me o ânimo oprimido pelo peso dos pecados; transportai todos os meus desejos ao céu, para que, degustando a doçura dos bens eternos, não possa sem desgosto pensar nas coisas da terra.

Arrebatai-me, desprendei-me das fugitivas consolações das criaturas, porque nenhuma coisa criada pode aquietar e satisfazer plenamente o meu coração.

Uni-me a Vós pelo vínculo indissolúvel do vosso amor: porque só Vós bastais a quem vos ama, e, sem Vós, tudo é sombra e fumaça.

___________

Tomás de Kempis, em Imitação de Cristo, Livro III, Capítulo XXIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário